Ações educativas na promoção do aleitamento materno: a enfermagem como protagonista a partir da Teoria do Relacionamento Interpessoal

Autores

Resumo

Dentre as primeiras teorias de enfermagem, destaca-se a Teoria do Relacionamento Interpessoal, defendida pela enfermeira Hildergad Peplau, que abordou a importância desse e dos seus princípios entre o paciente e o profissional de enfermagem. Nesse contexto, há uma correlação com o aleitamento materno, à medida que esse aliado a gestação, é cercado por mitos e anseios que necessitam do entendimento e da explicação dos profissionais de saúde. Assim, o estudo busca promover a saúde da criança e da mulher por intermédio da erradicação de dúvidas e aconselhamentos, os quais foram alcançados com o auxílio de ações educativas. Para isso foi elaborada uma pesquisa de iniciação científica seguida de uma coleta de dados em uma Estratégia de Saúde da Família com nutrizes e grávidas que iam a unidade para realizarem o pré-natal. Conclui-se que a teoria de enfermagem usada como referencial teórico, no âmbito da amamentação, embasando as ações educativas, são de grande valia para a salubridade dos envolvidos, pois por meio do relacionamento interpessoal a mulher tem seus anseios interpretados e dúvidas sanadas, além de terem os cuidados repassados para o restante da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victória Ribeiro Teles, Universidade de Vassouras

Acadêmica do Curso de Enfermagem, Iniciação Científica (IC) na Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Bruno Azevedo Silva, Universidade de Vassouras

Enfermeiro pela Universidade de Vassouras. Foi bolsista PIBIC na Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Ana Vitoria Rodrigues Quetz, Universidade de Vassouras

Bolsista do Programa Jovem Talento para a Ciência - FAPERJ /CECIERJ, Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Izabelle Saraiva Silva, Universidade de Vassouras

Bolsista do Programa Jovem Talento para a Ciência - FAPERJ /CECIERJ, Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Samyama Monteiro, Universidade de Vassouras

Doutoranda em Sociologia. Professora do Curso de Enfermagem na Faculdade de Ciências Médica-Maricá, RJ, Brasil.

Marilei de Melo Tavares, Universidade de Vassouras

Pós-Doutora. Professora do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras.  Professora do Curso de Enfermagem na Faculdade de Ciências Médica-Maricá, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-06-08