Operacionalização de atividades extensionistas durante a pandemia da COVID 19
relato de experiência em um curso de graduação em medicina
Resumo
Introdução: as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Medicina sinalizam para a imprescindibilidade do estudante comprometer-se durante seu processo de formação com as atividades de extensão, vivenciando uma prática que lhe oportuniza socializar conhecimento. A pandemia COVID 19 inviabilizou o desenvolvimento de atividades na comunidade, exigindo que as Instituições de Ensino redesenhassem a operacionalização de projetos, de modo a não comprometer a formação dos futuros profissionais. Metodologia: trata-se de um relato de experiência da atividade extensionista realizada durante o período da COVID 19. Objetivo: relatar a experiência advinda com a reestruturação de um projeto comunitário desenvolvido pelos alunos e professores de um curso de graduação em medicina, que passou, em 2020, por adaptações tendo em vista à pandemia. Conclusão: a inovação não só contribuiu para a continuidade do projeto, evidenciando o protagonismo da extensão universitária no enfrentamento de adversidades, como permitiu que os alunos, por meio do uso de metodologias ativas, construíssem conhecimento aplicável à futura prática profissional no momento da retomada do projeto na comunidade.
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