Fatores de risco para doenças cardiovasculares: prevalência de entre estudantes de graduação em medicina e médicos residentes
Resumo
Introdução: a monitoração de fatores risco das doenças cardiovasculares (DCV) auxilia na identificação de sinais precursores das DCV, que são a principal causa de óbito entre a população no Brasil e no mundo. As DCV se constituem em um conjunto de distúrbios que afetam o sistema circulatório, comprometendo a passagem do fluxo sanguíneo para órgãos vitais. No Brasil, tem-se observado elevada prevalência de fatores risco para DCV entre os adultos jovens. Metodologia: pesquisa descritiva, observacional, quantitativa, cujos dados foram coletados por meio de um instrumento estruturado, enviado eletronicamente aos participantes. A amostra foi constituída por estudantes de graduação de uma faculdade de medicina e também por médicos residentes de um hospital privado. Objetivo: verificar a prevalência de fatores de risco para DCV entre estudantes da Faculdade de Medicina do Centro Universitário de Valença (UniFAA) e entre médicos residentes do Hospital Luiz Giuseffi Jannuzzi, cenário de prática do Programa de Residência Médica da Instituição de Ensino. Resultados: entre os 110 participantes da pesquisa, 52,7% declararam consumir ocasionalmente bebidas alcoólicas, 10,9% são fumantes, 65,5% informaram manter-se fisicamente ativos e, 62,7% da amostra tem entre 18,6 e 24,9 Kg/m² de IMC. Sobre a alimentação, a classificaram como como saudável, 31,8% dos participantes. Em relação à apneia, insônia e aos distúrbios do sono, 19,1% afirmaram possuir alguma destas alterações. Conclusão: os fatores de risco para DCV estão presentes entre os participantes da pesquisa, sinalizando para a necessidade da realização de atividades educativas que poderão contribuir para conscientização sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis de vida, potencializando a redução da incidência de DCV.
Palavras-chave: Doenças Cardiovasculares; Pressão Arterial; Tabagismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pedro Machado de Souza, Guilherme Oliveira França, Rafael Moura de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/