A importância do aleitamento materno para o desenvolvimento do complexo craniofacial e do sistema estomatognático
Resumo
O aleitamento materno se mostra importante e eficaz no adequado e harmonioso crescimento e desenvolvimento do complexo craniofacial e do sistema estomatognático, auxiliando na prevenção de hábitos deletérios, más-oclusões dentárias e más formações esqueléticas. Esse artigo tem como objetivo apurar a importância da amamentação além da nutrição, visando os benefícios em longo prazo de estímulos no desenvolvimento neuropsicomotor, do complexo craniofacial e do sistema estomatognático. Trata-se de uma revisão de literatura com base em artigos relacionados ao aleitamento materno e sua importância para o crescimento e desenvolvimento do complexo craniofacial e do sistema estomatognático. A busca dos artigos foi por meio das plataformas digitais Scielo, BVS, Google Acadêmico e navegação nos sites da Sociedade Brasileira de Pediatria e Ministério da Saúde. Os termos utilizados na estratégia de busca foram “amamentação e odontologia”, “aleitamento materno exclusivo” e “sucção e aleitamento”. Com base na literatura pode se elencar que a amamentação natural previne alergias, doenças cardíacas, obesidade, diabetes, hipertensão e hipercolesterolemia (colesterol alto). Promove diversos outros benefícios, entre eles, um correto desenvolvimento muscular, do sistema estomatognático e do complexo craniofacial. Conclui-se então, que a amamentação traz benefícios em longo prazo na vida do indivíduo, como uma correta respiração nasal, bom desenvolvimento ósseo, muscular e prevenção de hábitos deletérios.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Eduarda Motta de Magalhães Barbosa, Ilana Ferreira De Oliveira Cristhovam , Oswaldo Luiz Cecilio Barbosa, Carla Cristina Neves Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/