Achados clínicos, complementares e manejo clínico-cirúrgico em um cão parasitado por Dioctophyma renale proveniente do município de Volta Redonda-RJ: Relato de caso.
Relato de caso
Resumo
Dioctophyma renale é um nematoide conhecido como verme gigante do rim, podendo medir até um metro de comprimento. Ele acomete principalmente animais errantes e de hábitos alimentares pouco seletivos, podendo afetar o homem também. O parasita se aloja principalmente no rim direito devido sua proximidade com o duodeno, podendo ser encontrado livre na cavidade também em casos mais avançados. Sinais clínicos como inapetência, hematúria, emagrecimento, dor abdominal e lombar são característicos da dioctofimose, porém o curso da parasitose muitas vezes é assintomático quando apenas um rim é afetado e não há doenças renais concomitantes. Não há terapia clínica efetiva para dioctofimose, o tratamento indicado é a nefrectomia ou nefrotomia, dependendo da gravidade da lesão. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo descrever um caso de nefrectomia em um cão parasitado por Dioctophyma renale proveniente do município de Volta Redonda-RJ. O cão, proveniente de uma chácara, sem raça definida, macho, 5 meses de idade e com peso de 10KG apresentando hiporexia e hematúria segundo o seu responsável foi atendido no Hospital Veterinário São Lázaro em Volta Redonda com suspeita de D. renale, sendo solicitados exames complementares, e através da ultrassonografia abdominal foi observado uma imagem sugestiva de dioctofimose, diagnóstico que foi confirmado através da urinálise pela presença de ovos de D. renale no sedimento urinário. A conduta foi a realização da nefrectomia do rim acometido, que se demonstrou eficiente para a cura do animal e eliminação do parasita, ressaltando a importância dos exames complementares para o diagnóstico efetivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Hudson Lima Ribeiro, Andrei Ferreira Nicolau da Costa, Mário dos Santos Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/