Pneumotórax hipertensivo associado à doença renal crônica em cão: Relato de caso
Resumo
O pneumotórax em cães é uma das condições que exige atenção urgente e emergencial devido ao alto risco associado à insuficiência respiratória progressiva que, no pior cenário, pode gerar a morte súbita. Um cão macho, SRD, de 5 anos de idade, foi atendido no Serviço de Cardiologia e Doenças Respiratórias de Animais de Companhia de uma clínica veterinária do município de Resende, com queixa principal de dispneia aguda há 5 dias e sinais mais intensos há pelo menos 2 dias. A partir da associação dos achados de exame físico, de exames laboratoriais (hematológico e de urina) e da radiografia torácica, verificou-se quadro de pneumotórax hipertensivo devido presença de doença renal crônica (DRC). A inflamação desencadeada pela DRC pode contribuir para o desenvolvimento do pneumotórax hipertensivo, aumentando a pressão nos espaços aéreos distais dos pulmões. Devido a falta de diretrizes nacionais para rastrear e avaliar a gravidade da doença em pacientes tratados em clínicas e hospitais veterinários, há uma lacuna significativa na prática veterinária, levando a avaliações empíricas e superficiais, afetando diretamente a qualidade do atendimento prestado aos animais. O objetivo deste estudo é destacar a importância da identificação precoce e tratamento adequado do pneumotórax hipertensivo em caninos especialmente quando associado à condições subjacentes, como a DRC. Os sinais clínicos apresentados pelo cão relatado, incluindo dispneia restritiva, anemia, leucocitose, trombocitose e alterações nos exames de ureia e creatinina, refletiram a complexidade da relação entre à DRC e o pneumotórax hipertensivo, tendo o paciente vindo à óbito na manhã seguinte mesmo após atendimento para estabilização e internação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vanessa Correa Barbosa Gomes, Júlia Soares Dinelli Maia, Fabiana Bernardes Almeida Santos, Mário dos Santos Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/