Efeitos do óleo de canabis associado ao Viscum album no tratamento alternativo de linfoma canino: relato de caso
Resumo
A prevalência de neoplasias diagnosticadas em cães, torna-se necessário que ocorra evolução na oncologia veterinária. O linfoma é um tumor agressivo e definido como uma proliferação de linfócitos de maneira descontrolada que apresenta diversos graus de diferenciação e com a sintomatologia relacionada aos órgãos acometidos, tendo a quimioterapia como o tratamento de eleição. O presente relato descreve um caso clínico em um cão macho, sem raça definida, de 10 anos, pesando em torno de 8 kg, com histórico clínico de linfonodomegalia generalizada, dispneia, insônia, vocalização e hepatoesplenomegalia discreta, com diagnóstico citológico para linfoma. A conduta terapêutica foi um protocolo utilizando o óleo de canabis associado ao Viscum album, expondo a regressão dos sinais clínicos do paciente canino que foram a ausência da vocalização, regressão do quadro de insôna, cão mais ativo, eupneia e ausência visual e palpável da linfadenopatia submandibular bilateral. Entretanto, o tutor suspendeu o uso do óleo de canabis por conta própria. Após 3 meses, o cão teve piora no quadro clínico apresentando dispneia, alopecia, um nódulo com aumento expressivo de tamanho na lateral esquerda e direita do pênis e o baço com tamanho aumentado, posteriormente, veio ao óbito. Com esse viés, a dificuldade durante o processo de decisão clínica, dentre os resultados esperados, podem sugerir melhores estudos para a padronização e o aprimoramento do protocolo terapêutico com uso das bases citadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Júlia Soares Dinelli Maia, Vanessa Correa Barbosa Gomes, Rafaela Cristina Silva Fortes, Mário dos Santos Filho, Greiciane França Bronzato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/