O Modismo da Sustentabilidade no Século XXI: Uma Reflexão de Conceitos
Palavras-chave:
Sustentabilidade, Consumismo, Empresas sustentáveis, Lei 9099/95, Lei 9605/98,Resumo
A necessidade da sustentabilidade é algo almejado por todos na década atual. O direito ao desenvolvimento é visto como sendo fundamental e deve ser disponibilizado a todos sem distinção, sendo que o direito a se desenvolver plenamente e o direito a um ambiente saudável, equilibrado e sustentável, se interrelacionam e acabam aparecendo como a grande questão do dia a dia (Furman, 2009). Muitos obstáculos dificultam a pratica de ideias sustentáveis pelas grandes empresas. A ideia do consumo exacerbado e de contrapartida da produção em massa se encontra presentes no mundo globalizado. Buscando refletir sobre o assunto, o presente trabalho promove uma discussão sobre a importância do conceito de sustentabilidade na busca da construção e do fortalecimento da consciência das organizações em suas ações e atividades. Para tanto, traz alguns pontos de vista desse modismo sustentável nas empresas e como as mesmas lidam com esse novo paradigma. Através das leis 9099/95 e 9605/98 sinalizamos a aplicabilidade destas leis dentro das empresas na era do consumo. Algumas empresas brasileiras vêm conseguindo aliar a sustentabilidade ambiental à sua sustentabilidade econômica, demonstrando assim que é possível ser uma empresa sustentável.Downloads
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