Contribuição das ações de educação em saúde para a qualidade de vida de diabéticos do bairro Ipiranga
Palavras-chave:
Diabetes mellitus, Educação em saúde, Equipe multidisciplinar de saúde,Resumo
Trata-se de um relato da experiência de inovação pedagógica direcionada aos alunos do Curso de Medicina da Universidade Severino Sombra. A amostra foi constituída por oito discentes do segundo período, que ao estruturarem uma proposta de ação de educação em saúde envolvendo visitas domiciliares e atividades em grupos com equipe multidisciplinar de saúde, direcionada a um grupo de pessoas com diabetes melittus, construíram conhecimento significativo sobre o assunto, parte integrante do conteúdo curricular. Conclui-se que: atividades dessa natureza ajudam os alunos a desconstruírem a ideia pré-concebida de educação em saúde como prática verticalizada de transmissão de conhecimentos; que esta experiência permite que os acadêmicos valorizem o método dialógico de educação em saúde e compreendam que podem realizá-lo na sua ação médica diária; e que os alunos se interessam mais pelo tema da atividade educativa e sentem-se motivados para adotá-la sistematicamente na sua prática acadêmica.Downloads
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