Educação inclusiva na perspectiva da Educação Matemática e da Tecnologia
Palavras-chave:
Matemática Inclusiva, Pesquisa Etnográfica, Teoria das Situações Didáticas,Resumo
O presente trabalho faz parte de um projeto em vias de execução desde, informalmente, no segundo semestre de 2011 e, formalmente, primeiro semestre de 2012, direcionado em atuar didaticamente com a aprendizagem da Matemática em pessoas que possuem algum tipo de limitação cognitiva e/ou motora. A concretização do projeto tem a parceria entre a Associação Pestalozzi da cidade de Vassouras-RJ e a Universidade Severino Sombra, quando mais de quarenta participantes frequentam as dependências do campus dessa universidade, sobretudo, no laboratório de Informática, tendo em vista que as ferramentas tecnológicas têm sido um forte aliado. Desde então, diversos trabalhos acadêmicos foram concluídos, e outros se encontram em confecção, entre os quais destacamos dois, já em fase final, de natureza dissertativa: o primeiro trata da aprendizagem geométrica por um indivíduo com Síndrome deDown, pautado na abordagem etnográfica; e, o segundo, estuda a aprendizagem de unção por um sujeito com paralisia cerebral, seguindo os pressupostos didáticos da Teoria das Situações Didáticas.Downloads
Referências
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