Uma leitura do Oráculo de Delfos em Édipo Rei

Autores

  • Dirceu Rodrigues da Silva

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v7i1.107

Palavras-chave:

Oráculo, Sófocles, Édipo, Delfos

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo apresentar uma perspectiva de interpretação da obra de Sófocles, Édipo Rei. O que propomos aqui não é esgotar os questionamentos acerca do tema, e sim apresenta-lo em um panorama histórico. A fonte é uma tragédia produzida na Grécia, na conjuntura dos acontecimentos do século V. Preocupamo-nos em apresentar a fonte, seu autor e seu período histórico, para então poder traçar uma perspectiva de análise sobre ela. Objetiva-se uma discussão sobre as características do oráculo apresentados na tragédia de Sófocles, tentando sempre contextualizar essa representação em suas conjecturas históricas. Utilizando uma bibliografia sobre o mito, o trabalho apresenta as principais características de Édipo, preocupando-se em apontar aspectos relevantes para uma análise do ritual oracular em Delfos. Apresentamos algumas informações sobre o ritual desse oráculo, seu mito fundador e sua fama, sendo um dos mais retratados entre as peças gregas. Esperamos esclarecer algumas questões, e poder proporcionar estudos mais aprofundados sobre o tema. Não buscamos esgotar as informações sobre o assunto oráculo, quanto mais sobre as formas de estudo que utilizaram Édipo. O trabalho apresenta uma introdução do tema, com objetivo de demonstrar como uma fonte pode trazer discussões que não estão diretamente apontadas em seu discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAMPBELL, Joseph. O poder do mito/ Joseph Campbell, com Bill Moyers. São Paulo: Palas Athena, 1990.

COMMELIN, P. Mitologia grega e romana. Trd. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

ELIADE, Mircea. Mito e Realidade. São Paulo: Perspectiva, 1994.

REDFIELD, James. O homem e a vida doméstica. In: VERNANT, Jean-Pierre. O Homem grego. Trd. Maria Jorge Vilar de Figueiredo. Lisboa: Presença, 1994, p. 145-172.

RIBEIRO JR., W.A. Sófocles. Portal GraeciaAntiqua, São Carlos. Disponível em www.greciantiga.org/arquivo.asp?num=0075. Consulta: 27/05/2012.

SCHULER, Donaldo. Édipo Rei- Sófocles, tradução do grego e estudo critico. Rio de Janeiro: Lamparina, 2004.

VERNANT, Jean-Pierre. NAQUET, Pierre Vidal. Mito e tragédia na Grécia antiga. São Paulo: Perspectiva, 2005.

VIEIRA, Trajano. Édipo Rei de Sófocles. São Paulo: Perspectiva, 2007.

Downloads

Publicado

07/01/2016

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua