Uma leitura do Oráculo de Delfos em Édipo Rei
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v7i1.107Palavras-chave:
Oráculo, Sófocles, Édipo, DelfosResumo
Esse trabalho tem por objetivo apresentar uma perspectiva de interpretação da obra de Sófocles, Édipo Rei. O que propomos aqui não é esgotar os questionamentos acerca do tema, e sim apresenta-lo em um panorama histórico. A fonte é uma tragédia produzida na Grécia, na conjuntura dos acontecimentos do século V. Preocupamo-nos em apresentar a fonte, seu autor e seu período histórico, para então poder traçar uma perspectiva de análise sobre ela. Objetiva-se uma discussão sobre as características do oráculo apresentados na tragédia de Sófocles, tentando sempre contextualizar essa representação em suas conjecturas históricas. Utilizando uma bibliografia sobre o mito, o trabalho apresenta as principais características de Édipo, preocupando-se em apontar aspectos relevantes para uma análise do ritual oracular em Delfos. Apresentamos algumas informações sobre o ritual desse oráculo, seu mito fundador e sua fama, sendo um dos mais retratados entre as peças gregas. Esperamos esclarecer algumas questões, e poder proporcionar estudos mais aprofundados sobre o tema. Não buscamos esgotar as informações sobre o assunto oráculo, quanto mais sobre as formas de estudo que utilizaram Édipo. O trabalho apresenta uma introdução do tema, com objetivo de demonstrar como uma fonte pode trazer discussões que não estão diretamente apontadas em seu discurso.Downloads
Referências
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito/ Joseph Campbell, com Bill Moyers. São Paulo: Palas Athena, 1990.
COMMELIN, P. Mitologia grega e romana. Trd. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
ELIADE, Mircea. Mito e Realidade. São Paulo: Perspectiva, 1994.
REDFIELD, James. O homem e a vida doméstica. In: VERNANT, Jean-Pierre. O Homem grego. Trd. Maria Jorge Vilar de Figueiredo. Lisboa: Presença, 1994, p. 145-172.
RIBEIRO JR., W.A. Sófocles. Portal GraeciaAntiqua, São Carlos. Disponível em www.greciantiga.org/arquivo.asp?num=0075. Consulta: 27/05/2012.
SCHULER, Donaldo. Édipo Rei- Sófocles, tradução do grego e estudo critico. Rio de Janeiro: Lamparina, 2004.
VERNANT, Jean-Pierre. NAQUET, Pierre Vidal. Mito e tragédia na Grécia antiga. São Paulo: Perspectiva, 2005.
VIEIRA, Trajano. Édipo Rei de Sófocles. São Paulo: Perspectiva, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/