As cidades dos santos doutores: a influência de Agostinho de Hipona na obra de Catarina de Siena
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v9i1.1242Palavras-chave:
Santidade, Igreja Católica, Filosofia da HistóriaResumo
Santa Catarina de Siena e Santo Agostinho de Hipona, dois santos agraciados com o título de doutores pela Igreja Católica produziram obras marcantes sobre espiritualidade e também Teologia. A primeira, pouco conhecida, oriunda de uma família burguesa de Siena, na Península Itálica, se viu aos vinte oito anos envolvida inteiramente em questões delicada de seu tempo. Encantando a todos com uma enorme erudição, Santa Catarina, por meio da oralidade, bebeu efusivamente da patrística e da tradição da Igreja. O objetivo deste artigo não está em desvendar os meandros da trajetória política da jovem santa de Siena, mas sim em compreender os embasamentos de seu discurso, chamando atenção, sobretudo, a grande influência exercida pelos escritos de Santo Agostinho.
Downloads
Referências
AMARAL, Clínio de Oliveira. O culto ao infante Santo e o projeto político de Avis (1438-1481). 2008. 374 f. Tese de Doutorado - UFF.
AGOSTINHO, Santo. A Cidade de Deus (contra os pagãos), parte II. Tradução de Oscar Paes Leme. Petrópolis: Vozes, 2012.
BIANCO, Grazia Maria. Temi patristici in S. Caterina. In: Congresso Internazionale di studi Cateriniani. Siena/Roma, Aprile, 1980.
CAPUA, Raimundo de. Vida de Santa Catalina de Siena. Disponível em: https://www.ebookscatolicos.com/descargas/descargar-pdf-vida-de-santa-catalina-de-siena-beato-raimundo-de-capua/.
CENTI, Tito S. Luci e ombre sul tomismo di S. Caterina da Siena. In: Congresso Internazionale di studi Cateriniani. Siena/Roma, Aprile, 1980.
DOSSE, François. O desafio biográfico: escrever uma vida. São Paulo: USP, 2009.
GILSON, Etienne. A filosofia na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
LOGNA-PRAT, Dominique; PALLAZZO, Éric; RUSSO, Daniel. Le culte de la Vierge dans la société médiévale. Paris: Beauchesne, 1996.
SIENA, Catarina de. Cartas completas. Trad. João Alves Basílio. São Paulo: Paulus, 2005.
SIENA, Catarina de. O Diálogo. São Paulo: Paulus, 1985
TUCHMAN, Barbara. Um espelho distante: o terrível século XIV. Rio de Janeiro: José Olympio, 1991.
VAUCHEZ, André. A espiritualidade na Idade Média ocidental: séculos VIII a XIII. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a "literatura" medieval. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/