Sant’Anna das Palmeiras, uma Freguesia de Iguassú na Região Do Vale Do Café
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v9i2Sup.1400Palavras-chave:
Política Fluminense - Iguassú - Século XIX.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a história da criação da freguesia de Sant’Anna das Palmeiras, pertencente ao município de Iguassú no século XIX. Esta freguesia existiu no alto da Serra do Tinguá num breve período de tempo e teve patrocínio de barões, políticos e fazendeiros ligados tanto à região de Vassouras, no Vale do Paraíba, quanto à do município de Iguassú. Ela estava localizada no percurso da “Estrada Real do Commercio” que foi uma importante via de escoamento de produtos, principalmente o café, que descia do Vale do Paraíba para o porto da Villa do Iguassú com destino a cidade do Rio de Janeiro. O café era o principal motor da economia durante o Império Brasileiro e sua logística influenciou a criação não só de um caminho passando por Iguassú como a criação da freguesia de Sant’Anna das Palmeiras.
Downloads
Referências
BORGES, Magno Fonseca. “Francisco Peixoto de Lacerda Werneck e a identidade da plantation cafeeira”. XIII Encontro Nacional da ANPUH. Rio de Janeiro, 2006.
CRUZ, Paulo Werneck Da. “Evergetismo na província fluminense”. Revista do IHGB. Rio de Janeiro, 1978.
DEISTER, Sebastião. “Serra do Tinguá: 300 Anos de Conquistas. ” (Vol. 2: Em Busca do Ontem Perdido). Rio de Janeiro: Edição Dédalos, 2004.
FRIDMAN, Fania. “Planejamento e rede urbana na região do sertão Fluminense”. X Encontro Nacional da ANPUH. Rio de Janeiro, 2003.
FRIDMAN, Fania. “As Cidades e o Café”. Revista Rio de Janeiro, nº 18-19, jan - dez. Rio de Janeiro, 2006.
FRIDMAN, Fania. “Freguesias fluminenses ao final dos Setecentos”. Revista ICB, Rio de Janeiro, Março de 2009.
FRIDMAN, Fania. “Cartografia fluminense no Brasil Imperial”. 1º Simpósio Brasileiro de Cartografia Histórica. Paraty, 2011.
FORTE, José Matoso Maia. “Memória da Fundação de Iguassú”. Rio de Janeiro: Tip. Jornal do Commercio, 1933.
MACHADO, Rubens da Mota. “A terra e seus muitos domínios: senhores, lavradores e escravos nas redes pelo usufruto da terra (Vila de Iguaçu, 1840 -1880).”. 2013. 149 f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
NIEMEYER, Conrado Jacob de. “Relatório dos Trabalhos Concluídos na Estrada do Commércio entre os rios Iguassú e Paraíba”. Rio de janeiro, 1844.
PEIXOTO, Ruy Afrânio. “Imagens Iguaçuanas”. Rio de Janeiro, 1960.
PEREIRA, Waldick. “Cana, café e laranja: história econômica de Nova Iguaçu”. Rio de Janeiro: FGV, 1970.
PEREIRA, Waldick. “Barão do Tinguá: Francisco Pinto Duarte”. Nova Iguaçu: IHGNI, 1981.
STEIN Stanley J. “Grandeza e decadência do café no Vale do Paraíba – com referencia especial ao município de Vassouras”. São Paulo: Editora Brasiliense. São Paulo, 1961.
______________. “Vassouras. Um município brasileiro do café, 1850-1900”. Editora Nova Fronteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
WERNECK, Francisco Peixoto de Lacerda. “Memória sobre a fundação de uma Fazenda na Província do Rio de Janeiro”. Brasília: Senado Federal – Fundação Casa de Rui Barbosa, 1985.
Arquivos digitais e impressos:
Biblioteca Nacional – BN
Almanak Laemmert – 1844 a 1889. Ano verificado de 1855 – Província do Rio de Janeiro. <http://www-apps.crl.edu/brazil/almanak> (Acessado em 06/09/2017)
Biblioteca do IBGE. Nova Iguaçu: Histórico. Disponível no site: (Acessado em 18/03/2018)
Arquivo do Jornal O Globo – On-Line. Entrevista concedida por Antonio Lacerda a Marcelo Remígio – 01/11/2016.<https://oglobo.globo.com/brasil/isabelopolis-cidade-que-foi-por-agua-abaixo-17939835> (Acessado em 13/12/2017)
Jornal Caminhando - Informativo da Diocese de Nova Iguaçu; ano XVIII, no 142, julho de 2002; apud MENEZES, Antônio Lacerda. “A Freguesia de Santana das Palmeiras”. Blog da “Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Tinguá”. (Acessado em 13/12/2018)
Jornal Caminhando – Informativo da Diocese de Nova Iguaçu; ano XVIII, no 139, abril de 2002; PERES, Guilherme apud MENEZES, Antonio Lacerda de. “O Milagre das Águas”. Blog da “Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Tinguá”. <http://paroquianossasenhoradaconceicaotingua.blogspot.com.br/2008/04/o-milagre-das-guas.html> (Acessado em 13/12/2017)
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/