Estudo sobre a Viabilidade da Implantação Formal do Ensino de Empreendedorismo na Rede Municipal de Ensino Fundamental no Município de Vassouras-RJ

Autores

  • Tatiana Nunes Coelho Ramos
  • Margareth Fernandes Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v2i2.153

Palavras-chave:

Empreendedorismo. Escola. Ensino fundamental.

Resumo

O avanço tecnológico e a globalização são apontados como os principais eixos de mudanças na atualidade. Essas mudanças, que ocorrem em velocidade superior às demais épocas, exigem dos homens comportamentos e habilidades eficazes na produção da vida. A teoria do empreendedorismo é um caminho de possibilidades para o desenvolvimento de novas habilidades que instrumentalizam os homens nesse processo de mudança. A educação, um dos motores que mais contribui para o crescimento econômico do país deve preparar o indivíduo para as mudanças no mundo do trabalho. Contudo, as dificuldades e os problemas gerados de forma intensa em períodos de transformação, podem ser empecilhos para a construção social diferenciada. Somente com o desenvolvimento de nova práxis o homem poderá fazer frente às novas exigências. Acreditando na possibilidade de disseminar o espírito empreendedor no ambiente escolar, proporcionando o desenvolvimento de habilidades empreendedoras em crianças e adolescentes, o presente trabalho se originou. A idéia de desenvolver uma educação empreendedora fez com que fossem criados procedimentos metodológicos direcionados ao desenvolvimento de habilidades empreendedoras em crianças no Ensino Fundamental da rede municipal de educação.

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Publicado

12/28/2011

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua