A Importância de Repensar as Práticas de Leitura na Formação Inicial da Criança

Autores

  • Cláudia da Rosa Salquini
  • Marinéa da Silva Figueira Rodrigues Universidade Severino Sombra

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v9i2.1539

Palavras-chave:

Criança, Escola, Família, Leitor

Resumo

O presente estudo investigou a importância da leitura na formação inicial da criança e sua relevância para a inserção sociocultural como condição essencial para o pleno exercício da cidadania. Para tanto, realizou- se uma pesquisa de cunho bibliográfica baseada em renomados autores no assunto. A finalidade foi ressaltar a importância dessa temática como condição essencial para a formação de leitores proficientes. Enfatiza o valor do ato de ler, o incentivo da família e da escola.  Portanto, conclui- se que se faz necessário que a família e escola estabeleçam uma parceria, para que juntos alcancem um padrão de excelência nos serviços prestados à criança, obtendo assim sucesso escolar.

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Biografia do Autor

Marinéa da Silva Figueira Rodrigues, Universidade Severino Sombra

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1981).Pós - Graduada em Problemas do Desempenho Escolar pela Faculdade de Humanidades Pedro II e Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente pelo Centro Universitário Plínio Leite. Atualmente é Coordenadora Adjunta, Diretora dos Cursos Técnicos da Universidade Severino Sombra- Campus/Maricá e Coordenadora do Curso de Pedagogia,Professora Assistente II , Membro do Núcleo Docente Estruturante e Colegiado de Curso da Universidade Severino Sombra -Vassouras/RJ. Presidente do FIES- USS Campus Maricá, Membro do PROUNI USS-Campus Maricá, e Professora Aposentada do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Atuando principalmente nos seguintes temas: .CRIANÇA. INTEGRAÇÃO. FAMÍLIA. ESCOLA. APRENDIZAGEM. CRECHE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Coordena o seguinte projeto de pesquisa:Trajetórias de vida nas vozes de educadores maricaenses.

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Publicado

11/30/2018

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua