Fuga de padrões e a figura da mulher em contos machadianos: possíveis influências feministas
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v4i1.162Palavras-chave:
Machado de Assis. Feminismo. Mulher do século XIXResumo
Não somente o magnum opus de Machado de Assis contém as características de suas técnicas literárias. Embora muito mais se tenha a dizer do autor através de seus romances, este artigo empenha-se em sugerir um cenário de possíveis relações entre as personagens femininas subjugadoras dos contos “A Cartomante”, “Singular Ocorrência” e “Noite de Almirante” e os discursos da primeira onda do feminismo, da qual o tempo de vida do escritor brasileiro foi integrante.Downloads
Referências
ASSIS, M. Contos Escolhidos. São Paulo: Martin Claret, 2007.
CURTHOYS, A. Adventures of Feminism: Simone de Beauvoir's Autobiographies, Women's Liberation, and Self-Fashioning. Feminist Review, Basingstoke: Palgrave Macmillan Journals, n. 64, pp. 3-18. 2000.
MAIA NETO, José Raimundo. O ceticismo na obra de Machado de Assis. São Paulo: Annablume, 2007.
ROCHA, J. C. C. (org.). Contos de Machado de Assis: adultério e ciúme. Vol. 2. Rio de Janeiro: Record, 2008.
SAMUEL, R. Novo Manual de Teoria Literária. Petrópolis: Vozes, 2011.
TAVARES, H. Teoria Literária. Belo Horizonte: Itatiaia, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/