Estresse Acadêmico e o olhar da Psicologia Positiva

Autores

  • Viviane de Paula Archanjo Curso de Psicologia da Universidade de Vassouras.
  • Fátima Niemeyer da Rocha Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v10i1.1754

Palavras-chave:

Estresse, Estresse Acadêmico, Psicologia Positiva.

Resumo

O presente artigo objetiva discutir as possibilidades e desafios da aplicação do modelo psicoeducativo baseado nas propostas da Psicologia Positiva – a Educação Positiva –, e sua contribuição na prevenção e tratamento do estresse e seus agravantes na rotina acadêmica, com o uso de estratégias de valorização das forças e virtudes com a finalidade de ampliar as emoções positivas e o bem-estar subjetivo dos estudantes. Utilizou-se a metodologia de revisão da literatura especializada no tema, abordando o conceito de estresse apontado por Hans Selye e as pesquisas mais recentes coordenadas por Lipp, e o seu Modelo Quadrifásico, refletindo sobre o impacto de cada uma das fases do estresse no desempenho acadêmico. A Educação Positiva estimula a resiliência e os relacionamentos sociais positivos, o otimismo aprendido, a prática do Mindfulness e as oportunidades de vivenciar o flow, visando atividades que ofereçam um melhor desempenho ao aluno, com o cultivo das suas forças e virtudes, para o alcance do bem-estar, da saúde mental, das experiências ótimas adquiridas ao longo de sua formação, enfim, da qualidade de vida e, principalmente, do florescimento, com o objetivo de reduzir os impactos do estresse decorrente da intensa  rotina acadêmica.

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Biografia do Autor

Viviane de Paula Archanjo, Curso de Psicologia da Universidade de Vassouras.

Graduanda do Curso de Psicologia da Universidade de Vassouras.

Fátima Niemeyer da Rocha, Universidade de Vassouras

Possui doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-RJ, mestrado em História pela Universidade Severino Sombra, Vassouras-RJ, especialização em Psicologia Social pela Fundação Getúlio Vargas/Rio de Janeiro-RJ, e graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora-MG. Atualmente, é professora titular e exerce a função de Coordenadora Adjunta da Pós-Graduação Lato Sensu, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, na Universidade de Vassouras. Tem experiência docente nos níveis de graduação e de pós-graduação, com desenvolvimento de pesquisas na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, principalmente, nos seguintes temas: psicologia positiva, qualidade de vida, bem-estar subjetivo e felicidade.

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Arquivos adicionais

Publicado

06/25/2019

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua