Empreendedorismo Social e Inovação Social: enfoque, finalidades e conexões conceituais
Um estudo de aproximações teóricas e finalidades
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v11i2.1880Resumo
O objetivo deste trabalho é discutir as aproximações teóricas entre construtos na adoção de uma perspectiva empreendedora com foco em inovação social. Há um posicionamento comum entre pesquisadores de que quando se descreve o empreendedorismo social (ES) e a inovação social (IS) muitos consideram estes termos sinônimos (HULGÅRD, FERRARINI, 2010), entretanto neste artigo, eles serão tratados como aspectos distintos de uma ação maior para um bem comum. Os procedimentos metodológicos seguiram para uma revisão sistemática qualitativa utilizando a análise de conteúdo para extrair temas dos textos que tratam tanto de inovação social como empreendedorismo social. Dentre os aspectos que encontramos como maiores aproximações entre ES e IS são em suma que: a) A IS precisa de um meio social para se concretizar, assim como a ES; b) Alguns tipos de ES podem gerar IS; c) O surgimento de ES e IS independem de setores específicos; d) ES e IS trazem mudanças nas práticas sociais; e e) Tipos de ES e IS podem conviver conjuntamente em um ambiente de rede. Concluiu-se que com a inovação social sendo também causada pelo empreendedorismo algumas implicações podem ser observadas quando se trata da gestão social (TENÓRIO, 2008), principalmente no que concerne a participação social nas mudanças mais sistêmicas. Recomenda-se que nos estudos de ES e IS estejam manifestadas em seus textos quais são os paradigmas que estão sendo alicerçados, assim como posições filosóficas ou alegações do conhecimento de forma que seja possível o delineamento de um caminho epistemológico mais claro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/