Mulheres e a igualdade de gênero no Século XXI: Realidade ou mera utopia?

Autores

  • Camila de Sousa Queiroz
  • Adriana Vasconcelos da Silva Bernardino

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v5i2.191

Palavras-chave:

Mulheres. Gênero. Contemporaneidade.

Resumo

A mulher contemporânea, a partir de suas conquistas nos vários aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos, depara-se com a necessidade de reformular seus papéis no desempenho de tarefas relacionadas ao casamento, à maternidade, à família, à sexualidade e à sua carreira profissional. Essa nova mulher, que tem voz, que pode expressar seus desejos e anseios com autonomia sobre sua própria vida, terá conquistado a tão anunciada igualdade junto aos homens? Como podemos avaliar, atualmente, a “condição de gênero”, uma realidade ou mera utopia? O objetivo desta pesquisa é investigar as transformações e conquistas da mulher contemporânea, e o quanto as heranças patriarcais permanecem enraizadas nos estereótipos, paradigmas e machismos que permeiam as mulheres em diferentes espaços, de maneira velada e sutilnos dias atuais. Percebemos que mesmo diante de transformações significativas em diferentes espaços, muitas famílias continuam a eleger a mulher como referência, nos levando a crer que o máximo conquistado foi um acúmulo de novas funções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERNARDINO, A.V.S. As Transformações no papel da mulher na passagem do século XX para o XXI e o pronunciamento de uma angústia: uma pesquisa histórico-dialética. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Severino Sombra, Vassouras – RJ, (2007).

BERNARDINO, A. V. S.; MAYOR, A. S. . Dualidades no feminino: Vitimização ou empoderamento. In: IV Congresso de ULAPSI 2012 - Construyendo La Identidad Latinoamericana de la Psiicología, 2012, Montevideo. Anais Eletrônicos do IV Congresso de ULAPSI 2012, (2012).

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE – Pesquisa Mensal de Emprego – 2012. Pode ser acessado em http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/pesquisas/pesquisa_resultados.php?id_pesquisa=38 acessado em 01/10/2013.

DEL PRIORE, Mary (Org.) Histórias e conversas de mulher. São Paulo: Planeta, (2013).

DEL PRIORE, Mary (Org.); BASSANELI, Carla (Coord. de textos). Histórias das mulheres no Brasil. 3 ed. – São Paulo: Contexto, (2000).

MAYOR, Andrea Soutto e FARIAS, Francisco Ramos de. Transformações no casamento e satisfação conjugal: fatores mnemônicos. In Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Niterói – RJ. ANINTER – SH/PPGSD – UFF, 03 a 06 de Setembro de 2012.

PERROT, Michelle. Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. Rio de Janeiro: Paz e Terra, (1988).

ROCHA-COUTINHO, Maria Lúcia. Tecendo por trás dos panos: a mulher brasileira nas relações familiares. Rio de Janeiro: Rocco, (1994).

ROCHA-COUTINHO, Maria Lúcia. Novas opções, antigos dilemas: mulher, família, carreira e relacionamento no Brasil. In Simpósio Relações Sociais de Gênero: Possibilidades e Perspectivas de Análise Psicossocial, na XXX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, Brasília – DF – (2000).

Downloads

Publicado

10/03/2016

Edição

Seção

Dossiê Temático: Gênero e identidade no século XXI