II Gincana da CPA-USS – um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v5i2.196Palavras-chave:
Avaliação Institucional, Educação Superior, Gincana, USS.Resumo
Este artigo relata a experiência da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Severino Sombra, localizada no município de Vassouras, Estado do Rio de Janeiro, ao desenvolver uma ação estratégica envolvendo o corpo discente, compreendendo a importância deste segmento no processo de avaliação institucional. Neste sentido, promoveu a II Gincana da CPA, evento realizado que teve como objetivo principal engajar o alunado no processo de avaliação interna por ela promovido. O evento contou com a participação de alunos, professores, membros da CPA e equipe gestora da instituição. Ao seu término pode-se perceber que os objetivos propostos foram atingidos em sua totalidade, pois houve o real envolvimento dos alunos na atividade proposta. Observou-se ainda uma grande integração do alunado dos diversos cursos de graduação. Ressalta-se também que o referido evento, proporcionou à comunidade acadêmica discente, a participação efetiva nos processos de tomada de decisão da equipe gestora da Instituição.Downloads
Referências
ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, Caderno 12, 2004.
BRASIL. Lei nº.10.861, de 14 de abril de 2004. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. Brasília, DF, 15 abr. 2004.
BRASIL. Nota Técnica INEP/DAES/CONAES nº 065. 2014.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
OLIVEIRA, João Ferreira, FONSECA, Marília (org.), Eliane Gonçalves da Costa [et al]. Avaliação institucional: sinais e práticas. São Paulo: Xamã, 2008.
SGUISSARDI, Valdemar (org.). Avaliação universitária em questão: reformas do estado e da educação superior. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.
USS. Regulamento interno da II Gincana da CPA, 2014.
____ Relatório de Avaliação Institucional da CPA, 2014.
https://www.facebook.com/profile.php?id=100006352428749, acessado em outubro de 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/