Volume anormal e demanda por informação: análise para ações de alta liquidez da Bovespa
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v11i2.2075Resumo
Este estudo examina a relação entre o volume das pesquisas realizadas na Internet e o volume total negociado no mercado de ações. Os resultados demonstram que as buscas online, de um modo geral, captam a atenção do investidor e podem interferir no volume transacionado no mercado no curto prazo. O trabalho também analisa alterações no volume transacionado quando o preço corrente das ações está acima (abaixo) dos preços anteriores das últimas 52 semanas. Para o trabalho foi utilizada uma carteira teórica formada pelas principais ações do IBOVESPA, principal benchmark do desempenho das ações da bolsa de valores brasileira - [B]3 (Brasil, Bolsa, Balcão) - cujo objetivo é o de ser refletir as ações com maior volume negociado. Em ambas as análises, os efeitos observados são consistentes com a presença de aspectos comportamentais na origem do volume anormal para ações de alta liquidez do mercado acionário brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/