Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Educação Especial
reflexões críticas sobre o processo de inclusão na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v11i1.2245Resumo
Discutir sobre as concepções e os impactos do Atendimento Educacional Especializado (AEE), é um grande desafio perante a especificidade do público caracterizado como público-alvo da Educação Especial (PAEE), que por intermédio das lentes da Teoria Crítica, usada como suporte teórico para estabelecer um panorama crítico, buscando problematizar as questões históricas, sociais, econômicas e culturais que contribuíram para o estudo, relacionando-as à educação inclusiva nessa modalidade de ensino. As discussões deste artigo buscam caracterizar as leis atuais em vista o atendimento das demandas educacionais e pedagógicas dos estudantes público-alvo da educação especial e refletir acerca de sua implicação na inclusão desses estudantes. Como procedimentos/instrumentos metodológicos foram utilizados a análise documental referente às políticas públicas inerentes ao Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os resultados desta investigação revelam a luta constante por uma escola inclusiva/democrática, através de um atendimento que contribua para o real desenvolvimento desse público, combatendo os processos exclusórios sofridos não só pelas pessoas com deficiência, mas por todos aqueles que são marginalizados historicamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/