Serviços de Acolhimento Institucional infanto-juvenil: desafios históricos e possibilidades de atuação do psicólogo
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v11i1.2274Resumo
O presente artigo tem como objetivo problematizar a relação entre acolhimento institucional, pobreza e negligência familiar, além de realizar um apontamento dos desafios e contribuições da Psicologia nos serviços de acolhimento. Sendo assim, foi utilizada uma revisão da literatura especializada, abarcando o caráter plural da institucionalização infanto-juvenil no Brasil e sua construção histórica. Nesse sentido, indica-se a produção da família pobre como negligente e a ineficiência do Estado mediante às políticas públicas e sociais na garantia de direitos deste público. Discorre-se ainda, sobre as atuações possíveis do profissional de Psicologia diante do processo de institucionalização. Durante a produção do presente artigo, foi possível identificar o papel político do Psicólogo(a) frente à rede de atendimento e garantias de direito, além da sua atuação referente à ressignificação de histórias e sua função como facilitador do protagonismo infanto-juvenil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/