Da farda ao fardo:
Estresse, ansiedade e depressão no cotidiano do Policial Militar
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v11i1.2286Resumo
Os policiais militares são profissionais responsáveis pelo cumprimento da política de segurança pública, pela garantia da ordem e da proteção da sociedade. Atualmente, estão imersos em uma forte cultura estabelecida por anos, que desconstrói sua individualidade e traz a sensação de pertencimento a um grupo com estilo de vida e padrões de comportamentos distintos da sociedade em geral. Esses profissionais respondem como funcionários públicos do Estado, sem horários predeterminados, em atividades violentas, arriscadas e com risco iminente à vida. Tais fatores podem contribuir para o adoecimento psíquico, resultando em transtornos como ansiedade, depressão e estresse. Em casos mais graves, observa-se o afastamento da função e casos de suicídio. O presente trabalho foi fundamentado por meio de revisão bibliográfica, e tem por objetivo realizar um levantamento sobre as repercussões psíquicas relacionadas à atividade policial, refletindo sobre os fatores culturais que as despertam. Conclui-se que é necessário pensar novas estratégias para contribuir de maneira ampla com condições melhores e mais dignas de trabalho, bem como estimular mudanças no pensamento social de que o policial militar deve manter o lugar de ser humano indiferente aos seus sentimentos e fraquezas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/