Uma Revisão Integrativa sobre a rede de apoio social de adolescentes vítimas de violência
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v12i3.2468Resumo
A Rede de apoio social pode ser definida como a construção de relações de apego e vínculos da criança e do adolescente. Quando referente a crianças e adolescentes institucionalizadas, a rede de apoio pode ser um fator de proteção que minimiza consequências negativas referentes ao processo de institucionalização nessa fase da vida. O objetivo deste artigo versa sobre a compreensão de como as pesquisas têm discutido a formação da rede de apoio social para adolescentes vítimas de violência. Para isto, fez-se uso da Revisão Integrativa de Literatura e através das bases de dados Lilacs, Scielo, Pepsic e BVS, foram analisados artigos dentro da temática nos últimos dez anos, de 2009 a 2019, todos em língua portuguesa. Após análise foi possível levantar as lacunas na
atuação da rede de apoio social assistencial e também socioafetiva, observou-se também necessidades quanto ao trabalho interdisciplinar. Os artigos analisados elucidaram propostas para melhor eficácia do trabalho em rede.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/