A satisfação com a vida dos egressos de cursos técnicos profissionais em relação ao mercado de trabalho: a perspectiva da psicologia positiva.
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v12i1.2544Resumo
O presente estudo descreve a satisfação com a vida dos egressos dos cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes, do Instituto Federal Goiano – Campus Avançado Ipameri, no contexto do mercado de trabalho. A compreensão sobre a Qualidade de Vida (QV) envolve domínios que contribuem para o bem-estar das pessoas, como a moradia, os relacionamentos, a saúde, e, nesta abordagem, o trabalho. A discussão sobre QV diz respeito ao posicionamento dos indivíduos diante dos diversos elementos da vida, considerada a partir da percepção de fatores que contribuem com o bem-estar físico, mental e espiritual, pois esses fatores são importantes diante a configuração da vida em sociedade. Participaram desta pesquisa 54 egressos, de ambos os sexos, entre 18 a 50 anos de idade, residentes em Ipameri e cidades circunvizinhas. O instrumento utilizado foi um questionário misto com 04 perguntas orientadas a explorar como o IF Goiano contribuiu para a inserção no mercado de trabalho, o exercício profissional, sua satisfação com o trabalho e para a aplicação de ações empreendedoras. A análise dos dados obtidos com a pesquisa foram categorizadas em frequência simples e percentual, de acordo com a Análise de Conteúdo da Bardin (2011). A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética na Pesquisa com Seres Humanos da UFRRJ. Diante a abordagem da Educação Técnica Profissional no Brasil, do Mercado de Trabalho e da Psicologia Positiva, tem-se em seus resultados a compreensão da importância da educação profissional e, principalmente, do acesso ao ensino público e de qualidade, conforme percebeu-se pelos resultados apresentados.
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