Intervenções direcionadas para crianças em vulnerabilidade social
uma Revisão Integrativa da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v12i2.2554Resumo
Crianças em vulnerabilidade social estão expostas a inúmeros estressores que ocorrem de maneira crônica, contribuindo para alterações importantes nas habilidades de autorregulação e socioemocionais. O trabalho direcionado para essa fase do desenvolvimento tem sido apontado como um fator de proteção importante na prevenção de psicopatolgoias ao longo da vida. O objetivo deste artigo foi mapear quais intervenções, a partir dos pressupostos teóricos da abordagem Cognitivo Comportamental, têm sido aplicadas no Brasil na última década para crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social. Para tal, foi utilizado o método da Revisão Integrativa da Literatura. A escolha desta abordagem psicológica justificou-se por ter vasta comprovação empírica e resultados científicos eficazes e eficientes. Após o estudo não foram encontrados protocolos baseados nesta abordagem teórica para esta finalidade, o estudo apontou ainda que para atuação em contextos de vulnerabilidade social é necessário o trabalho em rede e que o pesquisador participe ativamente do contexto ecológico da comunidade. Tornam-se relevantes pesquisas que contribuam para que a Terapia Cognitivo Comportamental tenha resultados que abarquem populações que vivenciam situações de vulnerabilidade social, favorecendo o acesso de crianças e suas famílias a técnicas que poderão emergir como um importante componente de prevenção, podendo indicar diálogos que visem diferentes formas de redução da desigualdade social no país.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/