Empreendedorismo e Marketing: perspectivas de discentes do curso de Odontologia da Universidade de Vassouras.

Autores

  • Catharina Huthmacher Universidade de Vassouras
  • Oswaldo Luiz Cecilio Barbosa
  • Luiz Felipe Gilson de O. Rangel
  • Carla Cristina Neves Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v12i2.2586

Resumo

A Odontologia, assim como diversas outras áreas da saúde, vem evoluindo consideravelmente não só no que diz respeito às técnicas, mas também na forma de enxergar o novo modelo de mercado de trabalho cada vez mais concorrido. O empreendedorismo tem forte impacto social juntamente aos conhecimentos sobre marketing que auxiliam no destaque desses profissionais. Este estudo teve como objetivo verificar a diferença do perfil empreendedor e conhecimentos de marketing dos discentes do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade de Vassouras, entre as turmas de terceiro período, quinto período e sétimo período, por meio de uma pesquisa descritiva do tipo transversal. Os dados foram coletados a partir de um formulário do Google Forms, contendo questionário para avaliação do perfil empreendedor e outro questionário a respeito de conhecimento de estratégias de marketing e sua importância para a vida profissional. Esses dados foram tabulados e submetidos à análise estatística descritiva. Participaram do estudo 64 estudantes dos três períodos. Em relação ao perfil empreendedor, os alunos de ambos os períodos foram classificados por “muitas características empreendedoras” de acordo com a pesquisa. Sobre conhecimentos de marketing, os alunos afirmaram conhecer e acreditar na importância do marketing na vida profissional. Com isso, mostrou-se o quão apto estes discentes dos períodos citados estão para engajar no mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08/20/2021

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e Práticas Educacionais