Bullying no contexto escolar
Sua origem e seus efeitos na vida dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v13i1.2827Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar o Bullying, de sua origem até seus efeitos e impactos sociais, demonstrando as consequências dessa anomalia social que tem repercutido na vida de qualquer criança em sua fase escolar. Tal temática vai além dos processos pedagógicos, pois atinge degraus de natureza psicológica, pormenorizados pelos princípios da ciência do comportamento humano. As atitudes do ser humano se refletem constantemente nas diversas esferas da realidade cultural e social, provocando reações, muitas vezes estimuladas pelo meio ou seu histórico de vida. A psicologia em si, possui respostas capazes de promover ótimos resultados, dos quais já estão sendo praticados em muitas partes do mundo, pois o Bullying é um problema que se tornou mundialmente peculiar às instituições escolares, sendo impossível desvincular os eventos ocorridos nas escolas dos históricos de vida dos estudantes, pois o praticante do Bullying, o buller, tem em suas vítimas uma maneira de refletir suas mazelas e dores emocionais vividas em seu passado, ou dependendo da situação, identifica-se sérios problemas vividos pelo praticante em tempo real. Várias investigações promovidas por psicólogos junto aos profissionais da educação estão sendo realizadas com grande êxito, onde conseguem elencar futuras soluções para modificar o quadro de insegurança nos ambientes escolares. Uma sociedade vulnerável aos problemas socioeconômicos e culturais de uma determinada região, pode resultar em anomalias sérias e muitas vezes irreversíveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Eduardo Jardim Koenigkam, Heloysa De Lemos Gonçalves , Suely Cristina De Souza Fernandes Crahim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/