A Importância da Prática Psicológica Baseada em Evidências:
Aspectos Históricos, Conceituais e Procedimentais.
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v12i3.2831Resumo
A Prática Psicológica Baseada em Evidências (PPBE) integra a melhor evidência de pesquisa disponível, a expertise clínica e as preferências e características do paciente, ao processo de tomada de decisão do psicólogo quanto às intervenções que serão utilizadas na terapia. Esse artigo, por meio de uma revisão narrativa da literatura, propõe discutir a respeito da importância da PPBE, elucidando seu surgimento, os principais marcos históricos, os conceitos fundamentais e como eles se dão na prática clínica psicológica. Parte-se do princípio que a PPBE contribui para a oferta de um cuidado psicológico mais eficaz e efetivo, levando em conta as pesquisas científicas e as individualidades de cada paciente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/