Vulnerabilidade Racial na Sociedade e Saúde Mental
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v13i1.2848Resumo
Qualquer indivíduo que sofra agressão, opressão e violência, terá sua saúde mental afetada. O racismo, que é a crença da falsa superioridade de certas raças sobre outras, acaba justificando a desigualdade entre os grupos, oprimindo, agredindo e violentando. O objetivo geral deste trabalho é estudar como a situação de vulnerabilidade da população negra pode afetar a sua saúde mental. O objetivo específico foi verificar como a Psicologia tem enfrentado tal desafio. Para tanto foram realizadas buscas nas plataformas Scielo e Lilacs, onde se buscou autores que dessem embasamento científico ao objetivo proposto. O estudo verifica que as concepções racistas do século XIX e início do século XX, no que dizia respeito às características de personalidade ou perfil psicopatológico que se pretendia atribuir à população negra, ainda persistem na mentalidade da sociedade em geral, e o que é pior, entre alguns profissionais de saúde. Observa também que existe pouca publicação acadêmica sobre o tema no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sebastião Luiz Barbosa Fernandes, Pamela Cristina Silva, Bárbara Batista Silveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/