O capitalismo dependente, o subfinanciamento do SUS e as iniquidades no acesso às vacinas para o enfrentamento ao contexto pandêmico da COVID-19 no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v12i3.2926Resumo
No mês de junho de 2021, o Brasil alcançou a marca de 500.000 mortos por COVID-19. No país, existe a exclusão de ampla parcela da população nacional da ordem econômica, social e política, sendo subordinado ao capitalismo mundial (heteronomia), refletindo na saúde pública da população. No conceito de sindemia, as interações biológicas e sociais são importantes para o prognóstico, o tratamento e a política de saúde, a combinação destes fatores amplifica o dano causado pela doença infecciosa. O SUS, enquanto sistema universal e igualitário tem papel fundamental no combate à pandemia. Desta forma, mesmo com todas as fragilidades, conseguiu responder à pandemia da COVID-19, evitando o colapso do sistema assistencial do país e maior número de mortos. Este trabalho objetiva correlacionar, de forma sucinta, a teoria do capitalismo dependente de Florestan Fernandes, o subfinanciamento do SUS, às iniquidades na distribuição e no acesso à vacina contra COVID-19 e ao enfrentamento da pandemia (ou sindemia?) da COVID-19 no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/