A correlação entre o abuso do álcool e a Violência por Parceiro Intimo (VPI)
Uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v13i1.3077Resumo
A violência por parceiro íntimo (VPI) é um fenômeno de ordem repetitiva e abusiva e engloba comportamentos de controle, vergonha, culpa e isolamento da vítima. Nesse sentido, o consumo excessivo do álcool demonstrou ser um elemento precipitador e potencializador nesse contexto. Esse estudo objetivou analisar a potencialidade do álcool no contexto de violência da VPI. Fundamentou-se em revisão de literatura realizada no período de junho de 2021. A pesquisa foi feita em bases de dados nacionais e internacionais, incluindo a Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), SciELO Brasil e a PubMED. Obteve-se um retorno de 45 artigos, sendo que na delimitação posta pelo critério de inclusão, restaram apenas 15. Evidenciou-se através desse estudo fatores sociais atingem diretamente nesse contexto de violência, como o tempo de relacionamento. Ademais, fatores socioeconômicos, como depender financeiramente do marido, corroboram com a permanência das esposas nesse contexto de violência. Além disso, o consumo excessivo, progressivo e contínuo do álcool pelos cônjuges configura-se como um elemento potencializador no contexto da VPI, contribuindo para o desgaste emocional das esposas, que apresentam sintomas depressivos, medo exagerado, instabilidade de humor, dentre outros.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Leonara Vitória Brito Oliveira, Clésia Oliveira Pachú
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/