O francês andarilho nas malhas da Visitação: Pedro de Villa Nova e a Primeira Visitação do Santo Ofício Português a Bahia, de 1591 a 1595

Autores

  • Gabriel Moreira Medeiros Laureano Universidade Severino Sombra
  • Irenilda Cavalcanti Universidade Severino Sombra

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v7i2.309

Palavras-chave:

Visitação, Santo Ofício, franceses, luteranismo, União das Coroas Ibéricas

Resumo

Em 20 de março de 1591, o Cardeal-Arquiduque D. Alberto, sobrinho de Felipe II, ordenou a visita da Inquisição em todo o império português, recém-anexado à coroa espanhola.  Foi o momento de maior atuação do Santo Ofício nos domínios do ultramar, diretamente ligado à União das Coroas Ibéricas (1580-1640).  Neste trabalho, será buscada a relação entre a Primeira Visitação do Santo Ofício ao Brasil (1591-1595) com a política do rei Felipe II, que assumiu a Coroa de Portugal em 1580, como Felipe I; e também a vinculação com o espírito do Concílio de Trento e que deu margem ao rigor e defesa da ortodoxia da fé. Especial atenção será dada à questão do Luteranismo na Colônia difundido principalmente por Franceses, e que passam despercebidos nos trabalhos sobre a Inquisição na América portuguesa

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Moreira Medeiros Laureano, Universidade Severino Sombra

Graduado em História da Universidade Severino Sombra, Vassouras-RJ, Brasil. Graduando em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de
Janeiro-RJ, Brasil.

Referências

FONTE MANUSCRITA:

O processo de Pedro de Villa Nova, o Livro das Confissões e o Livro das Denunciações, todos disponíveis no arquivo digital da Torre Tombo.

FONTES IMPRESSAS:

ABREU, João Capistrano de. Primeira Visitação do Santo Ofício às partes do Brasil pelo licenciado Heitor Furtado de Mendonça: Confissões da Bahia. São Paulo: Paulo Prado, 1922.

DENZINGER, Enrique. El magisterio de la iglesia. Barcelona: Herder, 1995.

EYMERICH, Nicolau. Manual dos inquisidores. Brasília: Edunb, 1993 [1376].

O processo de João de Bolés, cuja transcrição impressa está disponível no acervo digital da Biblioteca Nacional.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ASSIS, Angelo Adriano Faria de. O Licenciado Heitor Furtado de Mendoça, inquisidor da primeira visitação do Tribunal do Santo Ofício ao Brasil. ANPUH – XXIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Londrina, 2005.

BETHENCOURT, Francisco. História das inquisições, Portugal, Espanha e Itália, séculos XV-XIX. Companhia das letras: São Paulo, 2000.

BICALHO, Maria Fernanda Batista. A França Antártica, o corso, a conquista e a “peçonha luterana”. História. 2008, vol.27, n.1, pp.29-50.

DAWSON, Christopher. A divisão da cristandade, da reforma protestante ao iluminismo. São Paulo: É realizações, 2014.

EYMERICH, Nicolau. Manual dos inquisidores. Edunb: Rio de Janeiro, 1993.

FEITLER, Bruno. Usos políticos del santo oficio português enel atlântico (Brasil y África Ocidental). El período filipino. Hispania Sacra, LIX 119, enero-junio 2007, p.269-291.

HOLANDA, Sério Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

MARCOCCI, Giuseppe; PAIVA, José Pedro. História da Inquisição portuguesa 1536-1821. Lisboa: Esfera dos Livros, 2013.

MATTOS, Yllan de. A inquisição contestada: críticos do e críticas ao Santo Ofício português (1605 – 1681). Mauad: Rio de Janeiro, 2014.

MATTOS, Yllan de. Nas cordas do suplício: notas sobre a primeira Visitação do Santo Ofício ao Brasil. IN: MAGALHÃES, Mona (Org.). Depoimentos às Terras do Brasil: seminários, processo e espetáculo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.

SOUZA E SILVA, Emanuel Luiz. O padre Luís da Gram e a Inquisição no Brasil colonial quinhentista. Revista de História, Salvador, v. 4, n. 1, p. 3-31, 2012.

Downloads

Publicado

12/15/2016

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua