Inserção do psicólogo do esporte nas categorias de base de times de futebol
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v13i3.3195Resumo
Resumo
A psicologia do esporte possui um campo de atuação recente, sua função é intervir no praticante desportivo, visando o equilíbrio mental, físico e melhor qualidade no desempenho e rendimento. Dito isso, o presente estudo se propõe a analisar através de uma revisão de literatura o papel do psicólogo nas categorias de base. Por definição, a categoria de base é descrita como uma subdivisão pertencente a um grupo esportivo, com atletas de faixa etária de 11 a 20 anos. De acordo com os artigos encontrados, foi possível identificar a importância da psicologia do esporte na vida dos atletas, não apenas nos treinos e jogos, mas em todo o seu âmbito social, como em suas emoções e na relação entre família e esporte, favorecendo o bem-estar do atleta e o desempenho da equipe. A Terapia Cognitivo-Comportamental foi apontada como uma abordagem comumente usada pelos profissionais. No entanto, ressalta-se a lacuna na literatura nacional em relação à produção acadêmica sobre esse assunto na área da Psicologia. Também se destaca a produção em outras disciplinas, principalmente nos estudos da Educação Física e na língua inglesa, o que indica o caráter interdisciplinar do problema e seu interesse de estudos em outros países. Os dados reforçam a carência de estudos sobre o tema e a importância de aprofundamento nessa temática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gabriela Ramos Gomes, Fábio Villela dos Santos, Tamires Jordão Laport
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/