Resistências e desafios na prática do futebol feminino
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v14i1.3584Resumo
O futebol é um dos esportes mais praticados em todo o mundo e possui diversos adeptos em variados modelos de prática. O preconceito que envolve o meio do futebol feminino é de longa data e por isso é preciso que ações de mudanças sejam implementadas. O objetivo deste trabalho é, para além de apresentar os benefícios proporcionados pela prática do futebol, desvendar os desafios, preconceitos e dificuldades encontradas pelas mulheres. Dessa forma, o trabalho revelou a importância da atenção voltada ao futebol feminino e como a prática pode influenciar no dia a dia de meninas que gostam do esporte. O presente estudo é caracterizado como revisão bibliográfica, para sua realização foram feitas pesquisas de referências bibliográficas (artigos, dissertação e livros) encontrados em banco de dados acadêmicos, como SciElo, Google Acadêmico, etc. Os arquivos escolhidos foram publicados entre os anos de 1997 e 2014. Concluiu-se que o futebol além de ser uma atividade que envolve diversos benefícios para o praticante e um meio de enfrentar os ideários machistas impostos pela sociedade. Para isso, o apoio da família e escola se faz necessário e de grande importância, bem como o entendimento e apoio da mídia esportiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vinicius da Silva Freitas, Rosayna Frota Bazhuni, Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/