Uso de Placenta Humana para Ensino de Cinotécnicos no Treinamento de Cães de Resgate
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v14i2.3636Resumo
Os desastres ambientais com deslizamentos de encostas no período chuvoso preocupam o estado do Rio de Janeiro. Em janeiro de 2011, a região serrana do estado sofreu o impacto calamitoso das chuvas de verão, que causaram deslizamentos que deixaram 400 mil desabrigados e a morte de 911 pessoas. Apesar do desenvolvimento tecnológico, nenhum equipamento supera os cães em detectar os odores provenientes da decomposição cadavérica. Neste trabalho apresentamos a placenta humana como alternativa para o uso de partes de cadáveres no treinamento desses cães, ensinamos os cinotécnicos do Grupamento de Operações com Cães da Guarda Civil de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro a usá-la com segurança e apresentamos o caso do cão de resgate de nome Turbo e sua eficiência em situações reais da tragédia de fevereiro de 2022 em Petrópolis.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Eduardo Herrera Rodrigues de Almeida, Vinicius Marins Carraro, Marco Aurélio dos Santos Silva, Paloma Martins Mendonça, Leandro Luís Lopes, Alexandre Calmon de Oliveira, Alexandre Ururahy Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/