Redes transnacionais entre famílias de imigrantes italianos (Itália, Brasil e Argentina, séculos XIX e XX)
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v14i2.3695Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar o movimento de grupos de imigrantes italianos (friulanos) e seus descendentes entre a Itália e países da América do Sul (Brasil e Argentina), entre os séculos XIX e XX. Para isso, utilizamos a reconstrução de genealogias e redes parentais de determinadas famílias que se encontravam em diferentes lugares, a partir dos contatos e vínculos existentes entre elas. Os sobrenomes são usados como fios condutores para reconstruir os percursos familiares de imigrantes originários do Friuli, norte da península itálica, que, em 1880, estabeleceram-se no Rio Grande do Sul. Os deslocamentos deram vida a uma complexa teia parental composta por camponeses e artesãos que se expandiu até Mar del Plata (Argentina). Utilizaremos como fontes cartas, registros paroquiais e cartoriais, cartões postais e álbuns de famílias. A análise de tais documentos será conduzida pela metodologia da micro-história italiana, que toma o método onomástico e o estudo de experiências particulares como fios condutores para compreensão de processos históricos mais gerais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marinilse Marina, Maíra Ines Vendrame
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/