A sublimação no teatro de Nelson Rodrigues:

as tragédias cariocas e a histeria

Autores

  • Ruth Valentim Campelo do Amaral Universidade de Vassouras
  • Gustavo Miranda Fonseca Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v14i2.3769

Resumo

O presente projeto teve a finalidade de analisar, por meio de uma revisão bibliográfica e tendo como base a teoria psicanalítica, a função da tragédia como um dos meios para se alcançar um dos possíveis destinos da pulsão – a saber, a sublimação –, além de explorar e preconizar uma rota alternativa, encontrando um destino não sexual e um objeto socialmente aceitável para as forças pulsionais dos espectadores e/ou leitores com base em uma das atemporais e penetrantes tragédias rodriguianas, tendo em vista que, a partir da observação clínica das neuroses, é notável que os indivíduos enfrentam um dilema grave que, presumivelmente, não se poderia deslindar. Foi demonstrado que sublimação se constitui como um mecanismo de defesa do ego menos prejudicial que a repressão e que a obra rodriguiana A Serpente atende aos requisitos para ser considerada uma tragédia e viabilizar a catarse aristotélica.

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Publicado

08/30/2023

Edição

Seção

Dossiê Temático IV: História, Historiografia e Representações