Território e ambiente no projeto de emancipação do Lago Grande do Curuai, em Santarém (PA):
uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v14i2.3770Resumo
Lago Grande do Curuai é um distrito que compreende um território vasto e biodiverso no município de Santarém (PA), onde cerca de 30 mil pessoas vivem em mais de 140 comunidades de um Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE). Em 2022, foi aprovada a realização de um plebiscito sobre a emancipação desse distrito, o que ameaça a continuidade do próprio PAE. O objetivo deste trabalho foi identificar os aspectos socioambientais implicados no projeto de emancipação a partir da literatura disponível sobre o lugar. Para tanto, uma revisão sistemática da literatura conduziu à análise de um conjunto de 20 trabalhos, majoritariamente dedicados a aspectos hidrológicos. Temas que afetam diretamente as comunidades do PAE como meio ambiente e territorialidade, contudo, foram abordados em poucas publicações, levando a crer que, malgrado a importância do recurso a conhecimentos científicos para tomada de decisões políticas, a academia local está distante da problemática emergente no Lago Grande.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Auristela Correa Castro, LUCIANA CARVALHO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/