Epistemologia e estética:

Apontamentos sobre historiografia e formas de representação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v14i2.3781

Resumo

Epistemologia (compreendida, aqui, como teoria do conhecimento) e estética (compreendida, aqui, como possibilidade de estudo das experiências) são comumente considerados como separáveis um do outro, quando não incompatíveis entre si. Contudo, o que se observa nas produções de conhecimento que se desenvolvem nas humanidades é, precisamente, uma interação profunda e profícua entre os dois campos. Afinal, a obra produzida nos saberes das humanidades manifesta-se como um texto, que orienta a experiência de seus leitores de forma a produzir uma gama de conhecimentos. O presente artigo, nestes termos, procura analisar e explicitar algumas das relações possíveis entre estética e epistemologia, valendo-se da historiografia como representante das humanidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Bechtlufft Bade, Universidade Católica de Petrópolis

Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História. Graduando do curso de Licenciatura em História da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pesquisa Teoria da História e Educação da Universidade Católica de Petrópolis (GEPETHE-UCP) . Bolsista de Iniciação Científica do CNPq junto ao projeto ?Michel de Certeau: o conhecimento com o outro e a pesquisa na distância? desenvolvido junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Pesquisa Teoria da História e Educação da Universidade Católica de Petrópolis (GEPETHE-UCP).

Leandro Couto Carreira Ricon, Universidade Católica de Petrópolis

Doutor (2017) e Mestre (2013) em História Comparada pelo Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-IH-UFRJ), na linha Poder e Discurso. Professor da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) no Programa de Pós-Graduação em Educação e nas Licenciaturas em História e Música. Professor Formador na Universidade de Pernambuco (UPE) entre 2019 e 2021 e durante o ano de 2023. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria da História e Educação (GEPETHE). Pesquisador do Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridade (LAPETHI) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) nas linhas de Teoria da História e Historiografia e História e Interdisciplinaridade; e do Grupo de Estudos em História Sociocultural da América Latina (GEHSCAL) da Universidade de Pernambuco (UPE) na linha de História do Tempo Presente. É membro da Sociedade Brasileira de Teoria da História e Historiografia (SBTHH) desde 2012; da Associação Nacional de História (ANPUH), desde 2016; e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), desde 2022. Dedica-se a estudos acerca das interfaces entre Teoria e Filosofia da História e Educação. E-mail para contato: [email protected]

Downloads

Publicado

08/30/2023

Edição

Seção

Dossiê Temático IV: História, Historiografia e Representações