Práticas sustentáveis no ambiente de trabalho de funcionários técnico-administrativos de uma Instituição Federal de Ensino Superior do Rio de Janeiro, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v14i2.3783Resumo
O ambiente de trabalho é um local em que práticas sustentáveis devem ser adotadas e estimuladas por meio de ações educacionais em meio ambiente, visando contribuir para um mundo melhor para a atual e futuras gerações. O objetivo desta pesquisa foi investigar se funcionários do quadro técnico-administrativo de uma instituição pública do ensino superior adotam práticas sustentáveis no ambiente de trabalho, e se a instituição estimula tais práticas. Foi realizado um estudo seccional com 54 funcionários (58,7 ± 4,7 anos de idade) que autopreencheram um questionário composto por 16 questões relacionadas ao objetivo da pesquisa. Resultados: Um total de 72% (n=39) dos participantes desconhecia ou afirmava não haver comunicação e divulgação de ações de estímulo à hábitos sustentáveis na instituição e 90% (n=48) participariam de palestras e/ ou treinamentos caso fossem ofertados. Em relação às atitudes pessoais, a maior parte adotava práticas sustentáveis como desligamento de monitores durante as pausas para o descanso (78%; n=42), reutilização de papéis (80%; n=43) e substituição de copos descartáveis por outros de materiais duráveis (59%; n=32). Conclusão: Embora os participantes tenham relatado que a instituição não oferece programas de educação em meio ambiente aos funcionários ou que a divulgação de ações de estímulo a práticas sustentáveis não ocorra de forma adequada, foi constatado que, individualmente, a maioria dos participantes adota hábitos sustentáveis no dia a dia, exceto o uso de veículos próprios para o deslocamento para o trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lissandra Prieto, André Luis Azevedo Guedes, Patrícia dos Santos Vigário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/