Construção dos projetos de formação continuada e suas repercussões na financeirização da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v14i2.3861

Resumo

Melhorar a qualidade da educação e desenvolver profissionalmente os educadores requer a construção de projetos de formação continuada. No entanto, é crucial pesar o impacto de tais projetos na financeirização da educação. Este estudo investiga a identificação de oportunidades de obtenção de recursos não obrigatórios para serem direcionados à educação. O tema deste artigo justifica-se pelo papel da formação continuada como principal ferramenta para a melhoria da qualidade da educação e o desenvolvimento dos educadores. Nesta tese, nosso objetivo é esmiuçar como a financeirização afetou a criação de esquemas de educação continuada. A presente pesquisa bibliográfica com  técnicas qualitativas para examinar os dados. Mediante a tal perspectiva, a elaboração dos programas de desenvolvimento profissional contínuo deve abordar de forma crítica a influência da financeirização na educação, com o objetivo de promover equidade, diversidade e qualidade na formação.

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Biografia do Autor

Yuri Braz de Oliveira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (2019). Segunda licenciatura em Letras- Português pela Faculdade Educacional da Lapa (2020). Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade De Ciência E Educação Do Caparaó (2020). Especialização em Educação Infantil e Séries iniciais pela Faculdade De Ciência E Educação Do Caparaó (2020). Especialização no Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdade de Tecnologia e Ciências do Alto Paranaíba (2021). Especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Educacional da Lapa (2023).Atualmente é professor - EMEIEF Ercy Arruda Bonfim. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras .

Pedro Sérgio Mora Filho, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduado pela PUC, Especialista em Educação, Especialista em Transformações no Território Brasileiro pela UNESP, Mestre pela Universidade Estadual de Londrina e Cursou Doutorado pela UNESP. Atua como Avaliador de Cursos de Graduação e Superior de Tecnologia pelo INEP - MEC. É Auditor Líder da ABNT - Certificadora. Atuou como Diretor nas Diretorias de Gestão Acadêmica e Diretoria de Planejamento e Expansão da: Universidade do Brasil, Centro Universitário UnidomPedro, Centro Universitário UNIFTC, Centro Universitário UNIFAP de 2002 a 2021, dentre outras Instituições. Atuou como professor e Gestor. Tem experiência na área de Educação a Distância, Produção e Elaboração de Conteúdos Audiovisuais e Materiais Instrucionais, Gestão de Times EAD, com profunda experiência em Planejamento Estratégico e Gestão Acadêmica, atuando também com EdTech's no Hub Salvador, gestão corporativa, empresas de médio e grande porte. Atua com planejamento de Estudos e Análises de Impactos Sociais em Redes Sociais, com experiência nos Softwares Ucinet, NetDraw e Gaphi. Visão disruptiva e inovadora, acompanhando e desenvolvendo novas tecnologias em educação. 

Lívia Barbosa Pacheco Souza, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Gestão de Recursos Humanos (UNIJORGE 2011) e em Processos Gerenciais (UNIJORGE 2012), com MBA em Gestão de Pessoas (UNIJORGE 2013), Pós-Graduada em Direito do Trabalho (UCESP 2013), Bacharel em Administração Pública (UNEB 2014), Especialista em Gestão Pública (UNILAB 2015) e em Educação para as Relações Étnico Raciais -Aperfeiçoamento (UNIAFRO-UNILAB 2015), Especialista em Gestão Pública Municipal (UNEB 2016), Especialista em Saúde da Família (UNILAB 2018), Especialista em Educação em Gênero e Direitos Humanos (NEIM-UFBA 2019), Especialista em Gênero e Sexualidade na Educação (NUCUS-UFBA 2020) e em Gestão em Saúde (UNILAB 2020), Aperfeiçoamento em Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica (UAB-UFCE 2021) e Discente da Licenciatura Plena em Pedagogia da UNEB. Atua como Educadora Social e Redutora de Danos em ONG's e Projetos Sociais. É ativista do Movimento Negro e LGBT+. Integra o Grupo de Pesquisa: Educação, Cultura e Subjetividades (EDUCAS-UNILAB). Tem interesse em atuar como Pesquisadora dos temas: Administração e Desenvolvimento Local e Sustentável; Empreendedorismo; Políticas Públicas; Direitos Civis, Movimento e Ações Sociais; Qualidade no Serviço Público; Parceria Público Privada; Gestão de Pessoas; Saúde Pública e Coletiva; Relações Étnico-Raciais e Descolonização do Currículo Escolar; Violência, Gênero, Sexualidade, Raça e Classe; Infâncias e suas Intersecções; Educação Infantil e Políticas Educacionais; Educação Especial e Inclusiva; EJA e Educação Popular; Práticas Pedagógicas Transgressoras e Afrocentradas; Educação à Distância; Difusão do Conhecimento e Tecnologia Inteligente. 

Adelcio Machado dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento(UFSC).Pós-Doutor em Gestão do Conhecimento(UFSC).Mestre em Relações Internacionais.Especialista em Psicologia Organizacional;Gestão de Recursos Humanos;Psicopedagogia;Gestão Educacional;Supervisão,Orientação e Administração Escolar;Arqueologia;Saúde Coletiva;Direito Civil;Antropologia e Educação Social;Música;Auditoria e Controladoria;Antropologia Social;Segurança no Trabalho;Ciência Política;Zoologia,Metrologia,Eventos;Design,Teatro;Ciências Sociais;Negócios Internacionais;Psicanálise Clínica;Ensino de Filosofia e Sociologia;Serviço de Saúde Coletiva;Ergonomia,Saúde Ocupacional,Ensino de Artes Cênicas;Saúde Pública; Auditoria Ambiental;Ensino de Biologia;Auditoria em Saúde;Biotecnologia;Teoria Psicanalítica;Musicoterapia;Docência em Saúde;Psicanálise Clínica;Arte na Educação;Psicoterapias;Tecnologia da Informação;Ensino de História e Geografia;Educação Musical;Saúde Mental;Sociologia;Neurociência;Ensino de Antropologia;Diálogo Interreligioso;Antropologia;Psicanálise;Ensino Religioso e Práticas Integrativas e Complementares.Bacharel em Direito,Ciências Econômicas,Saúde,Jornalismo,Administração,Teologia,Ciência Política,Antropologia,Geografia,Filosofia,Sociologia;Turismo,Psicanálise; Biologia,Serviço Social e Relações Públicas.Licenciado em Sociologia,Filosofia,Biologia,Geografia,Ciências Sociais,Letras,Música,Artes Visuais,Ciências da Religião e Pedagogia.Tecnólogo em Gestão Financeira,Produção Publicitária,Gestão Hospitalar,Auditoria em Saúde,Agronegócio,Vigilância em Saúde,Cooperativas,Agricultura,Educação Social,Segurança Privada;Agente Comunitário de Saúde e Endemias,Comunicação Institucional;Gestão da Saúde;Gestão de Partidos Politicos;Saneamento Ambiental,Práticas Integrativas e Complementares e Gestão Ambiental.Consultor do INEP(BASIS e BNI),CEE/SC e FAPESC.Assessorou a Assembleia Constituinte,Assembleia Legislativa,Tribunal de Contas,Secretarias da Educação e da Fazenda - SC.Associado:COMPED,ABRASCO,ANPUR,ABPSEC,ANPED,ANCIB,ANPEL,ANPAS,FONAPER,ANPAD,ABRAPCORP,ANPOM, ABRACE,ABECS,ABED,SOTER,ALAB e ANPTUR.Registro no CRA,OAB,CRBio,CRQ,CORECON, CREA e MT-SC.Advogado(OAB/SC 4912).Economista(CORECON/SC 3840).Administrador(CRA/SC 21651).Sociólogo(MT/SC 222).Gestor Ambiental (CRQ/SC 13202039).Jornalista(MT/SC 4155/JP).Gestor Financeiro(CRA/SC 21.651).Turismólogo(ANPTUR 5906),Comunicador Institucional(Abrapcorp 34).Designer(ABEC 11536).Publicitário(MT/SC 380).Internacionalista(ABED).Gestor de Segurança Privada(CRA/SC 21651).Historiador(MT/SC 103).Psicopedagogo(ANPED 3003).Gestor de Pessoas(CRA/SC 21651).Musicólogo(ANPPOM 6301724).Gestor de Vigilância em Saúde(ABRASCO 14583).Psicanalista.Gestor Financeiro(CRA/SC 21651).Linguista(ALAB 4048).Educador Social.Cientista Político(ABECS 66).Gestor de Partidos Políticos(CRA/SC 21651).Gestor de Saúde(ABRASCO 5067).Auditor Ambiental(ANPPAS).Demógrafo.Auditor em Saúde(ABRASCO 14583).Pedagogo(ANPED 3003).Teólogo(SOTER).Filósofo.Cientista da Religião(SOTER).Literato(ACLA 007).Agente Comunitário de Saúde e Endemias(ABRASCO 5067).Analista de Artes Visuais e Cênicas(ABRACE 22).Antropólogo(ABECS 66).Gestor de Eventos(CRA/SC 21651).Teatrólogo(ABRACE 22).Metrologista(SBM).Gestor de Saneamento Ambiental(ANPAS).Terapeuta Integrativo e Complementar(ABRASCO 5067).Astrônomo Amador (SAB).Gestor Hospitalar(ABRASCO 14583).Gestor de Agronegócio(CRA/SC 21651)Ergonomista(ABERGO 1537).Gestor de Cooperativas(CRA/SC 21651)Geopolítico(ABED).Tecnólogo em Agricultura.Secretário-Executivo(MT/SC 1388).Geógrafo(CREA/SC 180776-6).Biólogo(CRBio 129463/09-D).Acadêmico:Assistente Social(CRESS/SC )e Profissional de Relações Públicas(Conrerp 4ª R ).Deu a lume 42 livros,250 artigos científicos,154 capítulos de livro e 65 orientações.Docente dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e Educação,ambos da Uniarp,engajado na implantação de Cursos de Doutorado.

Maurício Aires Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), atuando nos cursos de Pedagogia, Letras e Geografia. É coordenador atual do Curso de Licenciatura em Pedagogia (sistema UAB) e Licenciatura em Letras Ead (polos institucionais e UAB). Foi Assessor Especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (NEPI) do Instituto Federal Goiano/SETEC/MEC. Foi assessor e Diretor de Programa Substituto da Secretaria Executiva do Ministério da Educação (MEC), Foi Vice-Reitor da UNIPAMPA gestão 2015-2019. Atuou também como Diretor e Coordenador Acadêmico do Campus Jaguarão (2009-2014), além de coordenar cursos de graduação e pós-graduação. Autor de dois livros na área de educação ambiental e projetos educativos e de capítulos de livros na área da educação integral. Doutor em Educação (PUC/RS, 2009). Mestre em Educação Ambiental (FURG, 2002). Licenciado em Física (UFPEL, 1999). Bacharel em Direito (Anhanguera, 2022). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Portal Faculdades. Orientador, colaborador e avaliador em projetos de ensino, pesquisa e extensão em cursos de graduação e pós-graduação, que abordam temas relacionados com formação docente, gestão acadêmica universitária, processos de internacionalização, educação integral, gestão das práticas docentes, metodologia de pesquisa em educação e educação em ciências e matemática. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da UNIPAMPA. Foi integrante de vários Conselhos Municipais e estaduais do Rio Grande do Sul. Integrante voluntário da Agenda 2020/RS. Foi conselheiro do Conselho de Administração da SUFRAMA da Superintendência da Zona Franca de Manaus. Foi conselheiro titular do Consórcio CECIERJ e CEDERJ/RJ. 

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Publicado

08/30/2023

Edição

Seção

Dossiê Temático II: Educação e Sociedade