A Base Nacional Comum Curricular e a Inclusão na Educação Física Escolar

Relações (im)possíveis?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v15i1.3887

Resumo

O estudo objetiva realizar uma análise sobre como a Inclusão é abordada pelos documentos oficiais em especial pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Metodologicamente se constitui como uma análise documental de fontes oficiais da educação brasileira. Esta análise permite entender de que forma o tema é tratado nos documentos oficiais, possíveis lacunas existentes e níveis de profundidade. Realiza ainda diálogo entre a literatura e os documentos consultados articulando com o tema da inclusão. Como resultado, pode-se perceber que a Inclusão é tratada de maneira superficial, por vezes ausente nos textos oficiais da educação básica. Na BNCC o tema não é abordado como forma de intervenção, nem como conteúdo curricular a ser trabalhado nos diferentes níveis de escolaridade. Esse cenário indica a necessidade de se discutir a Inclusão como tema e conteúdo curricular na escola norteando as ações pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Anttonio Costa e Silva, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação Física Escolar e Adaptada.

Aurélio Pitanga Vianna, Universidade Federal Fluminense

Formado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco em 1983, Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense em 2006, Atualmente é Professor do Instituto de Educação Física da UFF -Departamento de Educação Física e Desportos, ministrando aulas na Licenciatura e na Pós-graduação em Educação Física Escolar, bem como, desenvolve atividades de extensão e pesquisa. Experiência na área de Educação Física com ênfase em Educação Física Escolar. Coordenador dos Projetos: "Esportes e inclusão social" e "Atividades aquáticas para deficientes" Coordenador do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Políticas Públicas - UFF/GEF Coordenador do Grupo de Pesquisa NATADAP Natação Adaptada para pessoas com Deficiências Coordenador do Programa Inclusão Social Através do Esporte Coordenador do Setor de Extensão do Instituto de Educação da Universidade Federal Fluminense.

Claudia Foganholi, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Educação Física e Motricidade Humana pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é especialista em Atividade Motora Adaptada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCar e doutora em Educação pelo mesmo programa e instituição, com período sanduíche realizado na Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique, fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É membro da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) e do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (NEFEF/UFSCar). É professora adjunta do curso de Licenciatura em Educação Física, no Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência nas áreas de Educação Física Escolar, Culturas Populares, Educação para as Relações Étnico-raciais e Educação Física Adaptada principalmente nos seguintes temas: natação, capoeira, danças e jogos das culturas populares.

Marcelo Moreira Antunes, Universidade Federal Fluminense

Possui Pós-Doutorado na área de Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF). É Pós-graduado em docência superior pela UGF e Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário da Cidade. Atualmente é Professor Adjunto no Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense e Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Exercício e do Esporte da Universidade do estado do Rio de Janeiro (UERJ). É líder do Centro de Estudos e Pesquisas em Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate da UFF (CEPLAMEC-UFF). Desenvolve pesquisas na área sociocultural e pedagógica das Artes Marciais e Esportes de Combate, Formação de Professores, Educação Física Escolar e Atividade Motora Adaptada.

Downloads

Publicado

04/30/2024

Edição

Seção

Dossiê Temático III: Educação, Inclusão e Saúde Mental