A Base Nacional Comum Curricular e a Inclusão na Educação Física Escolar
Relações (im)possíveis?
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i1.3887Resumo
O estudo objetiva realizar uma análise sobre como a Inclusão é abordada pelos documentos oficiais em especial pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Metodologicamente se constitui como uma análise documental de fontes oficiais da educação brasileira. Esta análise permite entender de que forma o tema é tratado nos documentos oficiais, possíveis lacunas existentes e níveis de profundidade. Realiza ainda diálogo entre a literatura e os documentos consultados articulando com o tema da inclusão. Como resultado, pode-se perceber que a Inclusão é tratada de maneira superficial, por vezes ausente nos textos oficiais da educação básica. Na BNCC o tema não é abordado como forma de intervenção, nem como conteúdo curricular a ser trabalhado nos diferentes níveis de escolaridade. Esse cenário indica a necessidade de se discutir a Inclusão como tema e conteúdo curricular na escola norteando as ações pedagógicas.
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Copyright (c) 2024 João Anttonio Costa e Silva, Aurélio Pitanga Vianna, Claudia Foganholi, Marcelo Moreira Antunes
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