Intersecções entre Psicanálise e Literatura
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v14i3.3895Resumo
Nosso propósito é refletir sobre a inter-relação entre a psicanálise e a literatura, através da discussão de alguns aspectos resgatados do que pensavam Freud, Bellemin-Noël e Green sobre tal possibilidade. Partimos das contribuições freudianas e as cotejamos com as posições de um outro autor, não psicanalista, e professor de literatura francesa, que é o segundo autor acima indicado, bem como utilizamos algumas ideias de Green nesse debate. Também trazemos outros autores contemporâneos que selecionamos para nos auxiliar em nosso intuito. As discussões apresentadas evidenciam a fecundidade desse encontro entre psicanálise e literatura.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Paulo José da Costa, Camila Mangolim Berlino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/