Reflexões Acerca Da Relação Entre Preconceito E Inclusão Escolar
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v14i3.3915Resumo
Mesmo com os movimentos sociais e legislações sobre o acesso de pessoas com deficiência (PCD) à escola regular, ainda existem manifestações capacitistas na escola. Este artigo buscou refletir sobre as relações entre preconceito e inclusão a partir das falas de uma professora de química, para analisar, baseado nos escritos de Crochík (2000, 2003, 2005, 2011), suas manifestações. Trata-se do recorte de uma pesquisa qualitativa, que usou entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados, e que, foram analisadas com base no referencial de Yin (2016). Evidenciou-se aspectos da formação de professores, da ideologia da racionalidade tecnológica, do preconceito e da frieza. Assim, defende-se que experiências reflexivas poderiam ajudar a diminuir tais propagações, pois elas podem prejudicar o relacionamento entre professor-aluno. É necessário a constante luta para que a escola se torne um ambiente sem preconceito, com vistas à permanência das PCD nos ambientes escolares regulares.
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