Pacientes com Diabetes Mellitus conhecem o impacto do consumo de alimentos ultraprocessados à saúde e ao meio ambiente?
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v14i3.3968Resumo
Os alimentos ultraprocessados (AU) trazem malefícios à saúde e ao meio ambiente e, por isso, devem ser evitados. Objetivo: Investigar o consumo alimentar e o conhecimento sobre os impactos do consumo de AU na saúde e no meio ambiente de pacientes com diabetes mellitus (DM). Métodos: Estudo seccional com 393 pacientes com DM. O conhecimento sobre a relação entre AU, saúde e meio ambiente foi avaliado pelo autopreenchimento de um questionário. O consumo alimentar foi investigado pela escala para a avaliação da alimentação segundo as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira. Resultados: 70% não sabia ou não tinha certeza sobre o que são AU, 67% afirmaram que a produção faz mal ao meio ambiente e para 75,3% o consumo faz mal à saúde. Somente 36% apresentavam alimentação saudável. Conclusão: A maior parte dos pacientes não tem clareza sobre o que são AU, porém acreditam estes podem trazer repercussões negativas à saúde e ao meio ambiente. O desconhecimento contribui para o consumo desses alimentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Felipe Moura Parreira, Ainá Innocencio da Silva Gomes, Dhiãnah Santini de Oliveira, Thalita Ponce Sobral, Patrícia Vigário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/