Formação Continuada, Para Quê?
Desafios à inclusão de estudantes com deficiências em uma escola municipal de Duque de Caxias/RJ
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i1.4013Resumo
Discutir os impactos que a formação continuada para docentes, ou a ausência dela, podem ocasionar para o processo de inclusão dos alunos público da Educação Especial. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a análise documental e entrevistas semiestruturadas com os professores de uma escola pública municipal de Duque de Caxias. Os resultados dessa pesquisa revelaram que a formação continuada docente tem sido realizada, em grande parte, por iniciativas particulares dos professores e fora de seu horário de trabalho remunerado. Apesar de considerar o esforço dos professores louvável, essa realidade demonstra que não há políticas públicas estruturadas que garantam a formação continuada de professores preconizada na legislação em vigor. As condições de trabalho dos docentes estão precarizadas e exigem destes sacrifícios demasiadamente grandes para alcançar a formação necessária para promover práticas pedagógicas inclusivas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Silvana Alves de Andrade, Allan Rocha Damasceno
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/