Formação Continuada, Para Quê?

Desafios à inclusão de estudantes com deficiências em uma escola municipal de Duque de Caxias/RJ

Autores

  • Silvana Alves de Andrade UFRRJ
  • Allan Rocha Damasceno

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v15i1.4013

Resumo

Discutir os impactos que a formação continuada para docentes, ou a ausência dela, podem ocasionar para o processo de inclusão dos alunos público da Educação Especial. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a análise documental e entrevistas semiestruturadas com os professores de uma escola pública municipal de Duque de Caxias. Os resultados dessa pesquisa revelaram que a formação continuada docente tem sido realizada, em grande parte, por iniciativas particulares dos professores e fora de seu horário de trabalho remunerado. Apesar de considerar o esforço dos professores louvável, essa realidade demonstra que não há políticas públicas estruturadas que garantam a formação continuada de professores preconizada na legislação em vigor. As condições de trabalho dos docentes estão precarizadas e exigem destes sacrifícios demasiadamente grandes para alcançar a formação necessária para promover práticas pedagógicas inclusivas.

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Publicado

04/30/2024

Edição

Seção

Dossiê Temático III: Educação, Inclusão e Saúde Mental