Mapeamento da Saúde Mental de Estagiários de Terapia Ocupacional
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i1.4031Resumo
O período de estágio clínico é permeado de vivências e desafios que podem impactar na saúde mental dos estagiários. O presente estudo teve o objetivo de investigar a presença de depressão, ansiedade e estresse em estagiários de terapia ocupacional durante a pandemia. Pesquisa descritiva e exploratória. Amostra composta por estagiários de Terapia Ocupacional de instituições de ensino superior brasileiras. Para coleta de dados, utilizou-se um Formulário sociodemográfico e acadêmico e a Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS – 21). Dados analisados por cálculos de estatísticas descritivas e conforme protocolo do instrumento. Identificou-se alta prevalência de estagiários com sintomas ansiedade, seguida de depressão e estresse, incluindo casos em níveis patológicos. Observou-se a ocorrência de mais de um transtorno em concomitância. Verifica-se a necessidade de ações interdisciplinares e intersetoriais voltadas ao cuidado, apoio, acolhimento e promoção da saúde mental dos estagiários.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Meire Luci da Silva, Ana Flávia Maistro Bernardino, Maria Luiza Aparecida de Jesus, Nilson Rogério da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/