Contribuições da terapia cognitivo comportamental no tratamento de mulheres com transtorno de compulsão alimentar periódica.
DOI:
https://doi.org/10.21727/rm.v15i2.4037Resumo
A ansiedade patológica pode gerar prejuízos emocionais e causar perdas na qualidade de vida tendo grande influência para o surgimento do Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) que afeta diferentes tipos de pessoas, independente da faixa etária e sexo. Os estudos mostram que as mulheres ainda são mais vulneráveis de desenvolverem os transtornos alimentares por causa de fatores como a influência da mídia e pressão por um ideal social de magreza. O objetivo desse estudo foi identificar as contribuições da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) no tratamento de mulheres com TCAP. Foi adotado como metodologia a pesquisa bibliográfica. Observou-se que o TCAP é multifatorial e que a ansiedade patológica pode exercer grande influência no desenvolvimento do transtorno. Uma das possibilidades de tratamento psicológico para o transtorno é a TCC que vem sendo considerada a abordagem mais utilizada e eficaz para a diminuição dos sintomas dos transtornos alimentares, entre eles, o TCAP.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Layla De Souza e Silva Marinho, Stéphani Aparecida Gomes Almeida, Vitor Siqueira de Moraes Mesquita
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/